18/09/2025 17:50 - Updates & Upgrades / Tecnologia e Inovação

Ecossistema Vale do Pacu lança agente de IA para WhatsApp e amplia apoio a empreendedores da Baixada Cuiabana

Fonte / Autor
Vale do Pacu / Da Assessoria

O Ecossistema de Inovação Vale do Pacu lança o Pacuzão, um agente de Inteligência Artificial no WhatsApp que orienta empreendedores da Baixada Cuiabana com informações sobre programas de fomento, trilhas de aprendizagem e oportunidades de inovação. A iniciativa é resultado das demandas levantadas durante os encontros do Pacto Estadual pela Inovação e marca um avanço na digitalização do apoio ao ecossistema local.

O Vale do Pacu acaba de lançar um novo agente de Inteligência Artificial no WhatsApp para atender e orientar empreendedores da Baixada Cuiabana. Batizado carinhosamente de Pacuzão, o agente virtual é uma resposta direta às demandas levantadas pelos atores do território durante os encontros do Pacto Estadual pela Inovação, especialmente após o retorno da comitiva regional do evento realizado em Tangará da Serra, no dia 13 de setembro.

O Encontro Presencial Estadual da Governança de Inovação de Mato Grosso foi um marco histórico que reuniu representantes dos 12 ecossistemas regionais de inovação. Entre eles, a Baixada Cuiabana participou ativamente das discussões estratégicas, e trouxe na bagagem uma série de propostas práticas para melhorar o acesso à informação e o apoio aos empreendedores locais. O agente de IA é uma dessas entregas.

Veja algumas fotos do encontro no botão abaixo!
Galeria de imagens

Instituída oficialmente pela Portaria nº 167/2024 da Seciteci, a Governança Estadual já se consolida como instrumento legítimo de articulação e construção de políticas públicas voltadas à liberdade econômica, à educação inovadora e à geração de renda sustentável. O encontro em Tangará consolidou esse processo e validou entregas importantes como a revisão do regimento interno da Governança, a articulação entre os eixos temáticos e a ampliação do alcance da rede.

A criação do Pacuzão foi inspirada pelas conversas e necessidades compartilhadas por líderes, voluntários e empreendedores da região durante as rodadas de alinhamento. Com a missão de democratizar o acesso à informação, o agente chega como uma ferramenta prática, acessível e alinhada com a vocação digital do território.

Ao retornar do encontro em Tangará, os representantes do Vale do Pacu priorizaram a implementação dessa tecnologia, que já está disponível para todos os atores da região diretamente pelo WhatsApp. A ideia é simples: oferecer orientação imediata, clara e confiável sobre programas de fomento, trilhas de aprendizagem e oportunidades de inovação.

Veja como funciona clicando no botão abaixo!
Converse com o PACUZÃO no WhatsApp

Pacuzão do Vale no WhatsAppO Pacuzão foi desenvolvido com base em metodologias de validação de negócios, conteúdos técnicos de aceleração e materiais educacionais dos próprios programas que integram a política estadual de inovação. O agente não apenas informa, como também orienta. Por meio de perguntas simples — como “Qual é o seu estágio de negócio?” ou “Você já participou de algum edital?” — o Pacuzão traça um caminho personalizado de suporte, com indicações práticas de quais passos seguir, onde buscar apoio e como aproveitar as oportunidades existentes no ecossistema.

Com a digitalização desse atendimento, o Vale do Pacu dá mais um passo importante em direção a um ecossistema mais acessível, ágil e conectado. Trata-se de um modelo que poderá ser replicado por outros territórios e que fortalece o papel das regiões no desenho das políticas públicas de inovação.

A ação também está alinhada ao conceito de inovação centrada no território, onde as soluções são pensadas com e para os atores locais, respeitando suas especificidades e promovendo o protagonismo de quem está na ponta. O agente de IA é, portanto, um reflexo direto dessa abordagem.

Os próximos passos incluem o monitoramento das interações com o Pacuzão, o levantamento de dúvidas mais frequentes e a constante melhoria da base de conhecimento. Os dados coletados também vão ajudar a retroalimentar os debates da Governança Estadual, oferecendo evidências reais sobre as demandas dos empreendedores.

A expectativa é de que, nos próximos meses, o Pacuzão seja integrado a outras ferramentas já utilizadas pelo ecossistema, e se torne uma ponte entre a jornada empreendedora e o acesso aos recursos públicos e privados de incentivo à inovação.

Essa entrega representa mais do que uma tecnologia. Representa o compromisso do Vale do Pacu com o seu território, com os empreendedores que constroem a economia local todos os dias, e com a missão coletiva de tornar Mato Grosso um estado mais inovador, inclusivo e sustentável.

Uma ação como esta só foi possível graças ao apoio incondicional do SEBRAE Mato Grosso, que historicamente atua como um dos principais fomentadores da cultura empreendedora e da inovação no estado. A iniciativa também contou com a colaboração de diversos parceiros estratégicos, como o SICREDI, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI/MT), o Parque Tecnológico Mato Grosso e várias instituições de ensino, prefeituras, associações e lideranças comunitárias que, juntos, fortalecem a construção de um ecossistema cada vez mais conectado, colaborativo e preparado para os desafios da nova economia.

Veja como funciona clicando no botão abaixo!
Converse com o PACUZÃO no WhatsApp

Updates & Upgrades / Tecnologia e Inovação

PUBLICIDADE
Fique por dentro!